quinta-feira, 14 de outubro de 2010


UMA PARÁFRASE DO PROFESSOR

Se eu pudesse explicar perfeitamente todas as coisas para os meus alunos, mas não amasse a cada um deles, seria melhor que eu falasse a uma sala vazia.

Se eu pudesse encontrar todas as respostas para os problemas educacionais e não tivesse amor, meus esforços seriam inúteis.

Se eu pudesse comprar todos os tipos de recursos educacionais e me sacrificasse para fazê-lo, mas não tivesse amor pelos meus alunos, seria um completo desperdício.

O amor mostra-se paciente quando se faz necessário repetir o mesmo conceito muitas vezes a um estudante que está tendo dificuldades!

O amor mostra-se afável quando trata com um pai irado que acusa e censura a outros professores ou a mim.

O amor não se mostra invejoso quando outro professor tem uma sala inteira de crianças bem comportadas e extremamente inteligentes e quando a minha deixa muito a desejar.

O amor não se mostra vaidoso e jactancioso quando meus alunos vão bem na minha matéria e realmente tem prazer em vir às minhas aulas.

Amar é estar disposto a negociar meus horários e planos a fim de adaptá-los às necessidades dos meus alunos.

Amar é não levantar a voz quando meus alunos não se comportam bem. Mas procurar ajudá-los a compreender a importância da disciplina própria. Amar é não anunciar todos os problemas e más ações dos meus alunos a outros e na sala dos professores.

Amar é continuar tentando, mesmo quando parece que um aluno nunca irá compreender o processo de multiplicação e divisão ou a diferença entre um advérbio e um adjetivo.

Métodos de ensino, quadros murais e livros de textos, mais cedo ou mais tarde, serão descartados, mas o amor é eterno.

Estas três coisas tenho aprendido com o magistério: tolerância, paciência e amor: mas o maior destes é o amor! (Autor Desconhecido)

PARABÉNS PROFESSOR!!! 15/10/2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SALA INFORMATIZADA


SALA INFORMATIZADA PROINFO
Foram instalados 18 computadores novos, impressora e internet...
A partir desta data de 27/09/2010, professores da Escola Eurico Pinz, contam com mais esta avançada tecnologia, viabilizando o trabalho que antes acontecia de forma satisfatória devido o pequeno número de computadores. Todavia, hoje pode-se tornar excelente... uma vez que os professores desta unidade, buscam com frequência trabalhar com projetos dentro da sala informatizada, oportunizando e facilitando a construção do conhecimento...







Mais um avanço e uma conquista educacional...
Prevalecendo o investimento em educação e a qualidade no ensino...

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Semana da Pátria

Alunos de nossa escola prestam homenagem à Pátria no Paço Municipal.








quarta-feira, 18 de agosto de 2010

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC's

Alguns MOMENTOS do Desenvolvimento do Projeto

Valores / Família / Escola - 8ª SÉRIE "A"

Outdoor: Convencer em poucas palavras

Disciplinas envolvidas:

Língua Portuguesa – Profª Donizete Aparecida Meireles

Artes – Profª Janete Apª de Souza Ribeiro

Sala informatizada – Profª Sirlei de Fª C. dos Passos










VALEUUUUUUUUUU...


ATIVIDADE 06

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC's

Alguns MOMENTOS do Desenvolvimento do Projeto

Valores / Família / Escola

Outdoor: Convencer em poucas palavras

Disciplinas envolvidas:

Língua Portuguesa – Profª Donizete Aparecida Meireles

Artes – Profª Janete Apª de Souza Ribeiro

Sala informatizada – Profª Sirlei de Fª C. dos Passos





ATIVIDADE 06

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC's

Relatório do Desenvolvimento do Projeto

Valores / Família / Escola

Outdoor: Convencer em poucas palavras

Disciplinas envolvidas:

Língua Portuguesa – Profª Donizete Aparecida Meireles

Artes – Profª Janete Apª de Souza Ribeiro

Sala informatizada – Profª Sirlei de Fª C. dos Passos

  • As atividades foram desenvolvidas em dupla e em trio de alunos, da 8ª série “A”.

  • Foram feitas pesquisas na Sala informatizada sobre Valores – Família – Escola; elaborado um texto no caderno de atividade em uma das disciplinas.

  • Elaborado conceito/significado da palavra CONVENCER.

  • Leitura e interpretação do texto Anúncio. Cópia anexada no caderno. (http://www.textosmotivacionais.com.br).

  • Foi realizado pesquisas sobre Campanhas publicitárias, publicidade, importância e consequências produzidas nos indíviduos atingidos, poder de persuasão das publicidades.

  • Com base nas pesquisas cada dupla ou trio de alunos elaboram uma Campanha de conscientização sobre Valores Humanos, envolvendo a família e a escola.

  • Com o auxílio da internet os alunos pesquisaram imagens que se identificaram com sua campanha, produzindo assim um slide visual que comtemplou o tema (texto e imagens).

  • Após os trabalhos elaborados foi feita a socialização com a turma utlizando o dataswhol. Em seguida cada dupla ou trio de alunos eleboraram seu slide em forma de outdoor, utlizando para confecção dos mesmos papel paraná e outros materiais disponíveis.

  • Os outdoor foram fixados em pontos estratégicos dos murais da escola, para que este trabalho desenvolvido atinja todo público e comunidade escolar. Este trabalho também foi divulgado no blog da escola perpassando assim os muros escolares.


Observação e comentários:

No decorrer do desenvolvivemnto do Projeto proposto houve comprometimento efetivo das professoras Donizete Meireles e Janete Apª de Souza Ribeiro, das disciplinas de Língua portuguesa e Artes, bem como de todos os alunos da turma 8ª série “A”. É interessante salientar que o projeto no limiar de seu desenvolvimento tornou-se um TRABALHO MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINAR. As sugestões e apoio da direção escolar foi de grande valia para que este acontecesse de forma pragmática, construtiva e eficiente.

  • Em um segundo momento para conclusão do projeto será desenvolvido com a turma um trabalho motivacional, mini palestra que será ministrada pela Profª Sirlei, sobre o tema em questão, envolvendo a auto-estima dos alunos.

  • O Diretor da instituição juntamente com a equipe discente e docente decidiram divulgar este projeto, e o mesmo será o tema do Desfile Cívico (07 de setembro) da E.M.E.F. Professor Eurico Pinz, os alunos irão levar os outdoors que fizeram, juntamente com faixas sobre o tema, também elaboradas pelos alunos com a orientação dos professores deste projeto.

Nós professores estamos realizadas e agradecidas com o resultado que este projeto provocou no público que estamos conseguindo atingir. Está sendo gratificante e prazeroso...

Valeu alunos, valeu professores, valeu direção...

terça-feira, 29 de junho de 2010

RÁDIO ESCOLA

RÁDIO ESCOLA NO EURICO PINZ está funcionando a todo vapor...
Momentos de programação com recados, músicas...
Demonstrando espírito de equipe e parceria...
“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!” (A. D.)


Está aberto o concurso para a escolha do nome da Rádio Escola até dia 14 de julho. O nome escolhido será divulgado na Festa Julina interna que acontecerá no dia 16 de julho... PARTICIPE!!!



quinta-feira, 24 de junho de 2010

TRANSCATARINA - 2010

TRANSCATARINA 2010

Aqui na TERRA DA MAÇÃ

O 1º Transcatarina aconteceu em 2009, onde foram percorridos aproximadamante 700 quilômetros, passando por vinte e duas cidades do estado de Santa Catarina, da serra ao litoral; com um número de 89 duplas de participantes.

Segundo as informações este ano de 2010, o 2º Transcatarina percorrerá uma das regiões mais lindas de Santa Catarina entre os dias 14 a 17 de Julho, onde vários turistas estaduais e nacionais irão participar. A prova consistirá em cinco categorias, desde o mais experiente até o mais calouro. As categorias estão divididas em uma linguagem própria da competição: Super Master, Graduados, Jeep, Júnior e Turismo.

Na programação inicial do Transcatarina, está o nosso majestoso município de Fraiburgo, que sediará neste dia 14/07 as 13:30 horas a Largada Promocional, e logo as 15:00 horas da mesma data será realizado o Prólogo (Cerimônia de abertura) aqui mesmo em nosso município. Dia 15/07 no período da manhã, será realizado a 1ª etapa de Fraiburgo a São Cristovão do Sul. Assim sucessivamente passaram pelos municípios de Lages, Atalanta, Rio do Sul, Apiúna e Balneário Camboriu. Sendo que, a premiação final está prevista para acontecer no Hotel Recanto das Águas em Balneário Camboriú, no dia 17/07 a noite.

No 2º Transcatarina participarão pilotos e navegadores de seis estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso. Segundo Edson Costa, diretor geral da SC Racing, o número de participantes inscritos foi espetacular, sendo 141 carros nesta edição 2010. Este evento tem o patrocínio e parceria de vários segmentos da sociedade, como: Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar, Trilha SC Troller, Mamute Off Road e apoio de prefeituras dos municípios.

Transcatarina é um evento que consiste numa prova de regularidades e precisão. O competidor deve comparecer no local e horário determinados pela direção de prova. Uma curiosidade é que, por ser uma competição, este esporte não tem como objetivo a velocidade para chegar em primeiro lugar, mas sim a regularidade de cada competidor. Desta forma, até mesmo quem larga por último tem a chance igual ao competidor que largou em primeiro, pois a pontuação é definida pelo competidor que cometer mais regularidade, ou seja, que cumprir o trajeto imposto pela organização e passar pelos lugares de controle na hora ideal e determinada. É interessante citar que nesta competição é obrigatório que o piloto possua Carteira Nacional de Habilitação.

O piloto “jipeiro” nunca trilha sozinho, pois traz consigo o companheirismo e o respeito, com seus parceiros enfrentam os desafios do caminho com espírito esportivo, aventureiro e apaixonado, trazendo de forma real a motivação em superar limites e obstáculos. Atravessam estradas de asfalto e de terra com buracos, cascalhos, galhos e pedras; subidas, descidas, areia, lama, entre outros. Possuem contato direto com belas paisagens e montanhas. Desbravam trilhas acessíveis com o uso de um veículo potente e seguro.

Esses pilotos/competidores tem muita disposição e espírito de equipe. Testam suas próprias resistências e também as das suas máquinas. Integram-se com a Natureza, vizualizam e participam da transformação do meio ambiente ao longo do milênio, testam os extremos.

Além da dedicação e empenho em fazer um evento com excelência de regularidades para competidores e suas respectivas famílias, a SC Racing preocupa-se no entanto em cumprir sua responsabilidade social. O 2º Transcatarina já estabeleceu suas metas, dentre elas: no município de Fraiburgo será realizado um concurso cultural e sorteio de uma bolsa de estudos entre os estudantes da rede municipal de ensino, sendo que alguns alunos poderão participar do prólogo, que ocorrerá também em Fraiburgo conforme já citei acima. Outra ação da SC Racing no 2º Transcatarina será a doação de mais de quatro toneladas de alimentos para três cidades da região serrana do estado.

Este evento traz benefícios ao nosso município de Fraiburgo, uma vez que somos a verdadeira Terra da Maçã. Estamos orgulhosos de poder participar ainda que de forma indireta do Transcatarina. Nossa Terra da Maçã está de braços abertos aguardando este extraordinário evento, que com toda certeza será um espetáculo sem obstáculos.

Numa competição de responsabilidade e educação, querendo juntar emoção, aventura e adrenalina surgiu o TRANSCATARINA.”

O 2º Transcatarina, esporte de regularidades e trilhas, para ser completo passa por Fraiburgo que é uma das maravilhas!

Aluna: Luana Bussatto

Série: 8ª “A”

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CONCURSO DESAFIO DO CONHECIMENTO ITS


Ei pessoal, estamos participando do Concurso Desafio do Conhecimento Its.

Trata-se de um concurso de blogs onde cada equipe, composta por alunos da 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do ensino fundamental de escolas de Santa Catarina, deverá montar a sua página na internet (blog) e, por meio dela, disseminar conteúdo relacionado aos temas definidos pela organização da promoção...

Nossa escola participa do concurso com três equipes, tendo os seguintes endereços eletrônicos para acesso:

http://conectadoseuricopinz.blogspot.com

http://smartgirlseuricopinz.blogspot.com

http://propagacaoeuricopinz.blogspot.com






Projeto “ORATÓRIA NAS ESCOLAS”

Tema: OBJETIVOS DO MILÊNIO: QUAL O MEU PAPEL?

Este projeto é desenvolvido pela JCI Fraiburgo, tendo como objetivo oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimentos, reflexão e responsabilidade que cada indivíduo tem em relação aos objetivos estipulados para este milênio. A justificativa para execução do referido projeto é que, considerando a grande importância de despertar nos jovens a conscientização dos problemas enfrentados neste milênio, faz-se necessário um debate mais amplo do tema proposto. O projeto busca também o estímulo da prática de oratória. O referido projeto iniciou-se dia 18/05, com data prevista para o término no dia 29/06/2010, contando com 06 escolas municipais participantes, alunos de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.

Na E.M.E.F. Professor Eurico Pinz, vários foram os candidatos ao concurso, todos receberam treinamento sobre Dicas de Oratória. A Avaliação final dos candidatos no âmbito escolar foram feitas na data de 16/06/2010, por uma banca de jurados, membros da JCI de Fraiburgo, sendo eleita ANDRESSA PIASSON, da 8ª série “C”, que representará a escola na disputa das próximas etapas (municipal e estadual).



Os alunos concorrentes puderam contar com a valiosa parceria dos Professores da disciplina de Língua Portuguesa Donizete Meireles, Frederico Idalcir Colombelli e Juceles Pegoraro, da Sala Informatizada Professora Sirlei de Fatima Cruz dos Passos e dos Diretores Roberto Rivelino Lemos e Samanda Frozza.

ALUNA ANDRESSA PIASSON - VENCEDORA ETAPA ESCOLAR DO CONCURSO DE ORATÓRIA REPRESENTANDO A E.M.E.F. PROFESSOR EURICO PINZ!!!

VEREADOR MIRIM - 2010

Na data de 12 de maio de 2010, foram realizadas eleições nas escolas para eleição de doze VEREADORES MIRINS, conforme Projeto Vereador Mirim - 2010 da Câmara Municipal de Fraiburgo. Na E.M.E.F. Professor Eurico Pinz dentre 20 candidatos concorrentes, o eleito Titular foi o aluno JOABE IZIDORO MOREIRA, e Suplente Caroline Vaz. De forma inédita o processo de eleição foi realizado em parceria e acompanhamento do tribunal regional eleitoral, através de urnas eletrônicas. A posse dos eleitos aconteceu em Sessão Solene na Câmara Municipal, dia 14 de junho de 2010.






OP ART - 8ª série "C"

Tema: OP ART

Turma: 8ª série "C"

Profª titular da disciplina de Artes Janete Apª de Souza Ribeiro.

Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas. A expressão “op-art” vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo. Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se.”

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Op_art

Pesquisas sobre OP ART na Sala Informatizada

Trabalho realizado com as cores da Bandeira Brasileira



terça-feira, 22 de junho de 2010

...mais fotos ...




... Tema: MOSAICO...

Trabalhos dos alunos da 5ª série "E", Profª titular da disciplina de Artes Janete Apª de Souza Ribeiro.

...mais fotos ...

... Tema: MOSAICO...

Trabalhos dos alunos da 5ª série "E", Profª titular da disciplina de Artes Janete Apª de Souza Ribeiro.







Trabalhos Artes - 5ª série "E"

Tema: MOSAICO

"Podemos dizer que em se tratando de mosaico, no geral, não existem regras, o que vale é utilizar a imaginação e criatividade para compor os trabalhos. E no entanto, posso orgulhosamente afirmar que os alunos da 5ª série "E", esbanjaram dedicação e imaginação, em suas criações..." Profª titular da disciplina de Artes Janete Apª de Souza Ribeiro.






segunda-feira, 5 de abril de 2010

Salas Tecnológicas: um auxílio a aprendizagem e a educação

Na Escola Professor Eurico Pinz, já tem uma sala de informática, esta sala não é a do PROINFO, e sim através de uma parceria entre a escola, secretaria de educação e parceiros da escola, está sala tem por finalidade ajudar e auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, onde os alunos podem usá-la com auxílio de uma professor que trabalha 40 horas semanal para atende – los.
Com isto é possível verificar que muitos alunos tenham melhorado seu desempenho na escola com ajuda da informática, sem contar que o acesso a internet colocam os alunos a par de assuntos que muitos não teriam e se tivessem demorariam muito tempo para ver estas informações. O livro Didático em que o aluno estuda é um material rico em informação, mas o computador ligado a rede torna-se o maior aliado de um aluno na informação e com isto busca-se o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno. Selecionam-se conteúdos que melhor atendam às necessidades de uma comunidade virtual que está em constante processo de aprendizagem.
Com a utilização da informática na educação, com a disseminação do uso da Internet, a aula tradicional passa a ser um espaço virtual de construção de conhecimento; e o que antes poderia ser um aprendizado solitário, individual, pode transformar-se em algo como inteligência coletiva característica de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa, criando uma nova concepção de ensino e de aprendizagem.
É a escola do futuro na qual alunos e professores podem cooperar para que uns e outros avancem no seu conhecimento. Caem as fronteiras das salas de aulas e os limites de determinação de horário. Mudanças aceleradas transformam o mundo tornando as verdades cada vez mais provisórias. E assim o aluno estará se preparando para um mundo de oportunidades e com objetivos de ter seu espaço no campo de trabalho.
Outro ponto que a atividade pede é sobre as salas do PROINFO, desde o ano de 2009, a secretaria de educação entrou em contato com o MEC, onde foi disponibilizada uma salas do programa para a escola Professor Eurico Pinz, com isto nesta escola teremos duas salas de informática. Uma do programa federal que é o PROINFO, e a outra que já esta em funcionamento. Depois de estarem em pleno funcionamento a idéia é fazer com as duas salas funcionem para atendimento com os alunos e também para a comunidade pais e familiares dos alunos da escola, para que a família também faça parte desta inovação e deste recurso de pesquisa e estudo.
Muitos pais de alunos estudam e precisam de lugares para pesquisar e estudar e o interesse é este que os país façam uso destas salas em beneficio de sua melhoria cultural. Pois a escola faz parte da comunidade e côo desde o inicio deste curso é fazer com que escola e comunidade trabalhem em conjunto para melhorar a educação dos alunos e uma formação mais qualificada.
Roberto Rivelino Lemos
Licenciado em Educação Física
Gestor desta Unidade Escolar

Opiniões de professores e alunos sobre as TIC'S:
“Atualmente vemos um grande consenso público acerca do uso das novas tecnologias na educação. Muitas vezes nem sabemos do que estamos a falar e acabamos entrando na onda de opinião geral. Na verdade, é preciso ter consciência da verdadeira utilidade prática e funcional que as novas ferramentas tecnológicas colocam nas mãos dos educadores. E, talvez, mais importante ainda, é sabermos o impacto de formação e de aprendizagem que tais novos usos fomentam ou desenvolvem em quem aprende ou estuda.
Dessa forma, talvez o argumento mais pertinente no sentido de combinar melhor TIC's e educação seja o da inclusão digital. Muitas vezes, entendemos por inclusão digital programas que apenas apresentam as TICs à população, em geral através de cursos mínimos, sem condições de garantir aprendizagem adequada. A inclusão digital verdadeiramente promissora são aplicadas em ambientes educacionais corretos, como as escola, tendo em vista que, as TIC's não apenas facilitam acessos e interatividades, mas são expressões próprias dessas habilidades. Daí a importância de envolver as TIC's em ambientes educacionais, não apenas para que estes se tornem tecnologicamente corretos, mas também para que as plataformas tecnológicas signifiquem novas oportunidades de aprender e construir a partir de então seu próprio conhecimento.
As TIC's hoje devem fazer parte do direito de todos de aprender bem e permanentemente. Assim na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos, enriquecendo o conhecimento.
Enfim, a formação e a atuação de professores para o uso das tecnologias na educação é um processo que estabelece relações entre o domínio dos recursos tecnológicos com a ação pedagógica e os conhecimentos teóricos necessários para refletir, compreender e transformar esta ação. Se bem compreendida, a tecnologia é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas e desenvolver habilidades.”
Profª Sirlei de F. C. dos Passos/Responsável pela S.I. da Unidade Escolar

“Penso que é muito importante as TIC's se usada com inteligência e para desalienar os aprendentes. Entenda-se por aprendentes todos e todas (educadores, educandos, merendeiras, agentes de serviços gerais, etc) que de fato fazem diariamente a educação acontecer. O grande desafio na educação é como priorizar as TIC's nas escolas. As TIC's precisam ser universalizadas, deixarem de existir numa sala para existirem em todas.”
Prof João Ademir Cancilier/Disciplina de História

“A tecnologia tem um papel fundamental na articulação da educação, na troca de experiências e na construção de saberes, que muitas vezes podem ser ministrados à distância, porém na realidade muitas escolas não exploram todo potencial que a tecnologia oferece. É preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho.
O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho, fazendo com que o aluno se interesse pela aula e interaja na construção do conhecimento.”
Profª Samanda Gomes Frozza/Diretora Adjunta da Unidade Escolar/Disciplina de Matemática

“Um exemplo da importância das TIC's na educação é a possibilidade de uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e, um melhor ensino dos professores quando ocorre por exemplo quadros interativos.
Graças as novas tecnologias foi possível encurtar distâncias, bem como criar novos empregos. A internet veio possibilitar a interação entre as pessoas e a criação de comunidades virtuais, produção de conteúdos e a partilha de conhecimento através de sites, blogs, etc.”
Profª Janete Apª de Souza Ribeiro/Disciplina de Artes

“A Sala Informatizada é um recurso indispensável para nós professores, temos uma escola organizada com uma equipe de trabalho em busca dos mesmos objetivos, e isso é relevante para que possamos ter qualidade no ensino. Não temos uma escola que possuiu todos os recursos pedagógicos para aprendizagem, mas podemos dizer que temos recursos e competentes profissionais para fazer com que os alunos construam seu conhecimento com satisfação e eficiência”.
Professora Donizete Aparecida Meireles/Disciplina de Língua Portuguesa

“Para mim a Sala Informatizada é como se fosse o cérebro da escola, pois com a orientação dos professores ela nos oferece quase todas as informações completas e detalhadas. Além de estarmos antenados a tudo o que acontece, na minha opinião é mais fácil aprender navegando e passar para o caderno aquilo que entendemos do que meramente copiar tudo do quadro-de-giz. Também é sempre bom chegar na Sala informatizada e ser recebido com um belo sorriso da Profª Sirlei, eu penso que isso motiva o aluno a querer vir para a escola e se dedicar mais, sendo na Sala Informatizada ou até mesmo na sala de aula normal.” Aluna Suellen Caetano Ferreira, 7ª série “E”

“Bom, é ótimo ter tecnologia na escola, começando pela Sala informatizada, pois é um jeito diferente de estudar, isto nos motiva e incentiva os estudos. A internet nos traz uma série de informações atualizadas para pesquisas, o que contribui para nosso aprendizado.” Aluno Daniel Miguel, 7ª série “E”.

“A sala informatizada é importante em primeiro lugar para nosso aprendizado, além de aprender mais, temos informações de outros lugares e de outras pessoas”. Aluno Jackson Gomes da Silva, 6ª série “B”.

“A Sala Informatizada é muito importante para nós alunos, pois com o auxílio do computador, internet e professores temos informações atualizadas e abundantes sobre uma imensidão de assuntos , que muitas vezes não encontramos em livros ou caso encontramos as mesmas já estão ultrapassadas”. Aluna Caroline Vaz, 7ª “B”.

“Na Sala Informatizada as atividades são realizadas com muito entusiasmo, tanto pelos alunos como também pelos professores, o ambiente e confortável e educativo”. Maria Ingrid Riegert de Almeida, 7ª série “B”.

“A Sala Informatizada é dar mais informação ao aluno, assim o mesmo fica atualizado, tornando mais fácil a construção do conhecimento, desenvolvendo também a sua capacidade de comunicação”. Aluna Tainara Meirelles, 8ª série “A”.

“Foi uma evolução na escola a criação da Sala Informatizada, pois podemos aprender através da Mundo Virtual, ficando assim mais motivados a aprender”. Aluno Richard O. dos Santos, 8ª série “A”.




“Uma opção para o aprendizado - pesquisas, ótima idéia a implantação e o funcionamento da Sala Informatizada em nossa escola”. Alunas Ayala dos Santos e Fabiele de Matos, 8ª série “C”.


quinta-feira, 18 de março de 2010

A ESCOLA E A SOCIEDADE

E A SOCIEDADE

A escola tem como papel fundamental a conscientização do homem para o exercício perfeito da cidadania e qualificação profissional. Não se pode utilizá-la de maneira particularista, pois a mesma é um objeto de transformação social de extrema importância para o processo de redirecionamento de projetos educativos que se aproximam da nossa realidade, sem verbalismo oco e vazio que visam obscurecer os valores humanos. Quando se fala em educação, fala-se em vida. E vida a qual nos referimos não é o simples fato de se mover, andar, comer e trabalhar, todavia, é sermos valorizados como homem e como pessoa, no respeito aos nossos sentimentos, direitos civis e jurídicos para preservação de nossa dignidade.

Educar não se resume apenas num processo profissional como outro qualquer com suas impassividades; mas deve trilhar caminhos que de uma forma ou de outra, leve o educando a pensar sozinho e impulsioná-lo ao interminável desejo de reconstruir seus próprios conceitos, se assim necessário, para o restabelecimento de sua liberdade como via segura para auto-afirmação social, fazendo a sua própria história e decidindo sobre o seu futuro. Este é sem dúvidas o nível desejado para uma educação moderna.

O conhecimento que deve ser repassado ao aluno, em função na necessidade supracitada, não pode ser apenas o dos critérios matemáticos, históricos ou geográficos; porém; vai além dos saberes mais complexos e mais interessantes para o cotidiano do aluno. Prepará-lo para a vida é uma educação que enfrenta o desafio de mostrar o mundo como ele realmente é, examinado em todos os seus pontos, parâmetros e exibido de maneira transparente, sem toldar crises, conflitos e até as atitudes macabras dos nossos políticos.

O professor competente sabe o quanto é importante o aflorar de novas idéias pedagógicas em prol da valorização humana que será, doravante, a alavanca do desenvolvimento social. A sociedade brasileira desde sua formação é constituída por uma diversidade étnica e cultural, a qual deve ser contemplada no espaço escolar, para que se reconheça a pluralidade das vivências dos diferentes grupos sociais da comunidade, onde a escola está inserida. Desta maneira, pode-se indagar: Qual o papel da escola na sociedade?

A escola, enquanto uma instituição social, é um dos espaços privilegiados de formação e informação, em que a aprendizagem dos conteúdos deve estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico, ou seja, relacionada ao cotidiano dos alunos, desde o aspecto local ao global. Assim, ela além de possibilitar aos alunos a apropriação dos conteúdos de maneira crítica e construtiva, precisa valorizar a cultura de sua própria comunidade, contribuindo para o exercício de cidadania.

Exige-se uma educação de conteúdos, onde educadores e educandos possam dialogar, reconhecendo a pluralidade étnica e cultural presente no Brasil e também em sua comunidade, para que a escola não seja um espaço de reprodução de formas de discriminação e exclusão social.

A educação da qual falamos tem caráter reflexivo, propiciando a análise crítica da realidade social e pressupõe ação-reflexão, distinguindo-se da “educação bancária” em que o professor apresenta os conteúdos aos alunos, impondo-lhes um saber desprovido de reflexão (FREIRE, 1987: 70-71).

Segundo a educadora e especialista em Pedagogia Social Isabel Aparecida dos Santos (2001: 106) a escola pode impulsionar uma ação cultural e política, por meio da transformação da sociedade, a partir de novas relações sociais estabelecidas entre diferentes grupos. Para tanto, a escola deve promover situações de discussão, de diálogo e de questionamentos, para que os alunos possam conhecer a si mesmos, e reconhecer o diferente, sem que isso seja justificativa para discriminar e/ou excluir diferentes formas de organizações sociais e culturas. Ela ainda expõe que o preconceito construído precisa ser “desconstruído”, sendo necessário novas formas de abordagem dos conteúdos na escola, para se “escrever a História a mais mãos” (SANTOS, 2001: 110).

Considerando-se o professor como um mero repassador de conhecimento, sua função é colocada à parte da corrente que determina os rumos de uma sociedade. Entretanto, encarando-se o professor como uma das engrenagens que fazem parte da máquina chamada escola, responsável por elaborar, manter e aperfeiçoar o produto final chamado sociedade, que por sua vez alimenta os sonhos, anseios e ideologias de cada indivíduo, entre eles, aquela pequena engrenagem representada como professor, fecha-se um círculo de interação e desenvolvimento. Deixando a visão metafórica de lado e partindo para a linguagem clara, significa dizer que o professor tem em suas mãos a matéria prima bruta para a construção de qualquer sociedade: o ser humano. A escola, por sua vez, representa o elo que deve apresentá-lo à sociedade, assim como apresentar esse mundo novo e suas perspectivas a ele. À sociedade cabe enxergar em si mesma o próprio processo avaliativo, retornando então à escola de forma aperfeiçoada e desenvolvida.


A relação entre o professor e a escola

Do professor espera-se, através de suas ações pedagógicas, que o seu trabalho intelectual seja transformador da estrutura organizacional da escola, integrada à transformação estrutural mais ampla da sociedade da qual ele participa. A escola, entendida como a vitrine para os projetos sociais, serviria de instrumento viabilizador das ações pedagógicas propostas pelo professor. O professor ao decidir o objetivo, conteúdo, e a metodologia aplicada, revela o seu posicionamento político, fazendo da educação um ato político, que orienta a práxis do educador. A escola, dessa forma, se organiza centrada no professor transmissor do acervo cultural. Contudo, o professor, a partir da organização material do processo de trabalho escolar, bem como suas relações sociais de produção, organiza-se sob a forma de trabalhador coletivo, tornando-se assim um "professor proletário", a partir da perda do controle do processo de trabalho.


A relação entre o professor e a sociedade

É difícil imaginar a ação do professor junto à sociedade sem a ação interveniente da escola. Entretanto, para isso, inclui-se outros organismos sociais sistematizados como a família, igreja, partidos, clubes e outros, em sua área de influência. “O professor um trabalhador intelectual, prioritariamente (ifusor do conhecimento necessário à transformação efetiva da realidade com vistas à satisfação das necessidades propriamente humanas. Quanto mais clareza o professor tenha de que está inserido na luta pela socialização da cultura, melhores condições ele vai adquirindo de exercer concretamente sua função na direção da satisfação das necessidades propriamente humanas". (RIBEIRO,1984)

Essa intelectualidade, inerente a todos, é que pode ser explorada pelo professor como difusor de cultura, voltando o seu trabalho não apenas para a profissionalização, ou para a mecanização do conhecimento, e sim levando os indivíduos a modificar a concepção de mundo, promovendo novas maneiras de pensar.


A relação entre a escola e a sociedade

Como foi visto anteriormente, a sociedade utiliza-se da escola como elemento para a vivificação e efetivação dos projetos sociais, porém esta relação não é unidirecional. São muitas as histórias dos tempos de escola, daqueles que nasceram e cresceram em comunidades pequenas, distantes ou carentes, e que vivenciaram a relação direta de desenvolvimento social proporcionada pela exteriorização das atividades escolares.

Uma vez que vivemos numa sociedade capitalista, dividida em classes com interesses opostos, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracterizam esse tipo de sociedade. Visto que não é de interesse da classe dominante a transformação histórica da escola, ela procura preservar o seu domínio através de mecanismos que evitem os processos de mudanças.

Da mesma forma que o restante da sua classe profissional, o professor, em virtude da sua curta e conturbada história, vê-se em busca de seu espaço, dividido pela atuação de leigos no seu mercado de trabalho, refém das diretrizes político-sociais. Na tentativa de alcançar respeito profissional e social, o professor busca livrar-se do eixo paradigmático e passa a perseguir então, o saber necessário às suas ações pedagógicas, que lhe garantam importância dentro da política educacional, que reside na função de socialização do conhecimento. Com a certeza de uma sociedade mais justa e uma escola mais formadora e cidadã.


ROBERTO RIVELINO LEMOS

Licenciado em Educação Física

Gestor da Unidade Escolar

OPINIÕES DOS ALUNOS

Escola e Sociedade

Nosso município deu início com uma única sociedade (todas da mesma origem), mas com o passar do tempo a mesma foi aumentando com a vinda de pessoas de outros estados e municípios, com isso foi se formando comunidade no interior e na cidade, cada uma com sua identidade.
Mais tarde foi sendo construídas escolas em algumas comunidades do interior, pois as crianças não tinham condições financeiras de ir ao centro da cidade para estudar.
Hoje há poucas escolas no interior, pois existe o transporte escolar pago pelo município para que os alunos frequentem as escolas na cidade.
As escolas são estabelecimentos de ensino que devemos cuidar e valorizar. Nela existem professores capacitados para que possam ensinar os alunos, cada um com seus direitos e deveres, com o objetivo da construção do saber.
Aluno Arnoldo Bottcher
7ª série “A”


Escola e Sociedade

Na escola existem professores, pessoas que estudam para passarem isso para nós. Há também um diretor para conduzir e organizar as coisas da escola. Tem uma secretária para administrar a secretaria e auxiliar o diretor, uma bibliotecária que cuida e organiza a biblioteca e todos os livros. Os funcionários cuidam do lanche, limpam e zelam pela nossa escola, coisa que nós alunos também devemos fazer. Como podemos ver na escola há muitas coisas, mas o principal que ela oferece é o aprendizado, para que possamos ter mais oportunidade de trabalho (profissão), podendo ter assim uma vida digna de sobrevivência.
Todos os dias vivemos em sociedade, ou seja, em grupos de pessoas da mesma origem e dos mesmos valores, mas que exercem profissões diferentes.
Na sala de aula tratamos sobre diversos assuntos, falamos muito de Deus e apartir de então passamos a ser uma comunidade onde tem pessoas de diferentes religiões, porém falando sobre a mesma pessoa: Deus.
Aluna Luana Gabriela Olívio
7ª série “A”


A escola, o aluno, a comunidade, a sociedade dependem um do outro

A escola é a parte fundamental da vida de uma pessoa. A escola proporciona a pessoa aprendizagem, educação entre outros aspectos. Geralmente, agora nessa faixa de idade que estamos é normal nós ficarmos com dúvida entre o estudo e a irresponsabilidade, pois muitas vezes achamos a escola uma chatice, mas depois com o tempo percebemos o quanto precisamos do estudo. Se para as pessoas que tem estudo já não é fácil conseguir um emprego, imagine aqueles que não tem estudo. Vários alunos desistem de estudar porque achamperda de tempo ou acham que já aprenderam o fundamental; mas depois se arrependem da escolha feita.
A vida não depende do dinheiro mas também do estudo. Podemos dizer que a vida depende mais do estudo do que do dinheiro, pois não conseguiremos o conhecimento através do dinheiro, mas sim do estudo. O dinheiro é fundamental para a vida pois precisamos dele para comprar alimentos, roupas, mas, porque o estudo é mais importante que o dinheiro?
Porque precisamos do estudo para conseguirmos um bom emprego, e aquelas pessoas que não tem estudo não conseguirão um bom emprego e o emprego vem do estudo, portanto o estudo é muito importante em nossa vida, mais do que o dinheiro.
O aluno é a base fundamental da escola, pois se não existisse alunos para quem a escola daria aula? Mas os alunos também precisam muito da escola, pois se não existisse escola quem daria aula aos alunos?
Ainda bem que existem alunos e escola se não estávamos perdidos.
A comunidade é aonde não só existe os alunos mas também outras pessoas e lugares como: igrejas, escolas, lojasd, mercados, etc.
A sociedade é um grupo de pessoas que são organizadas. Enfim, um depende do outro.
Aluna Lisiane Dias dos Santos
7ª série “A”

Viver a Matemática

É possível gostar de algo que não conhecemos?

Para tentar solucionar essa questão é importante salientar que a 30000 anos A.C. temos evidências primitivas de contagens, 3000 anos A.C. início do sistema de numeração egípcia. E até chegar nos dias aruais muitos nomes, muitas datas são importantes. No século XX em 1946 na Universidade da Pennsylvania, EUA, funciona pela primeira vez o ENIAC, considerado o primeiro computador eletrônico, mas enfim o que isso tem a ver com a matemática? TUDO. Pois se não a conhecemos em sua origem não gostamos, não aprendemos e não admiramos.

Mas para tentar compreender essa evolução é importante citar alguns personagens. Segundo Tales de Mileto: “A questão primordial não era o que sabemos, mas como sabemos”. Relacionando esse pensamento com nossa realidade é importante destacar que o mundo está em constante mudança, dado o grande e rápido desenvolvimento da tecnologia. Máquinas de calcular, computadores, internete, etc. Todos esses assuntos têm ligações estreitas com a matemática.

Para Pitágoras: “Os números governam o mundo”. No entanto a matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e procedimentos matemáticos básicos contribui para a formação do futuro cidadão, que engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. pois para exercer plenamente a cidadania é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas diferentes de abordar problemas.

Na visão de René Descartes: “O mundo é cada vez mais dominado pela Matemática. Penso, logo existo”. E na nossa existência a matemática está presente em praticamente em tudo o que nos rodeia, com maior ou menos complexidade. Perceber isso é compreender o mundo à nossa volta e poder atuar nele. E a todos, indistintamente, deve ser dado essa possibilidade de compreensão e atuação como cidadão. Pois em casa, na rua, nas várias profissões, na cidade, no campo, nas várias culturas, o ser humano necessita contar, calcular, comparar, medir, localizar, representar, interpretar, etc., e o que faz informalmente, à sua maneira, com base em parâmetros do seu contato sociocultural. É preciso que esse saber informal e cultural, se incorpore ao trabalho matemático escolar, diminuindo a distância entre a sala de aula e a realidade do dia-a-dia.

Quanto a pergunta inicial, acredito ser impossível gostar de algo que não conhecemos. Então fica o desafio para que todos busquem conhecer a matemática como um todo, pois ela está em permanente evolução, não sendo algo pronto ou acabado. Assim conclui Sandro Emanuel Caripuna, Professor da Disciplina de Matemática.

Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. (Pitágoras).


Conhecendo a Mata de Araucárias

  A Mata de Araucária, também conhecida como floresta aciculifoliada, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país. Dessa fl...