Horta Escolar

A primeira lição importante para fazer parte do projeto Horta Escolar é aprender que todas as diferenças precisam ser respeitadas e valorizadas. O trabalho na horta escolar é feito em grupo e para trabalhar em grupo, precisamos ter a capacidade de ouvir; dar e aceitar opiniões; partilhar conhecimentos e valorizar os conhecimentos dos outros; participar das discussões e tomada de decisões, assumir a responsabilidade; e estar aberto a construção de novos saberes.

O projeto, consiste na implantação da construção da Horta Escolar na E.M.E.F Professor Eurico Pinz, com a participação de professores, alunos, funcionários e comunidade, para promover a interação de conhecimento entre todos.
A escola fará um trabalho em que todos os professores farão parte da monitoração do mesmo. A sensibilização dos alunos para o projeto, será feita pelo corpo docente, prevendo-se a exibição de vídeos sobre a importância da alimentação para a saúde, a importância das vitaminas que contém as verduras para a nossa vida alimentar. Tendo como objetivo, proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas, permitindo práticas em equipe, explorando a multiplicidade das formas de aprender e ensinar com a Horta Escolar.
Objetivos:
*Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
*Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
*Conhecer técnicas de cultura orgânica;
*Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
*Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
*Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
*Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
*Cooperar em projetos coletivos;
*Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
*Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
*Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
*Promover a interdisciplinariedade ;
Materiais necessários

Os materiais básicos definidos para um manejo adequado são:

*Rastel – utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado
*Colher de Jardineiro – utilizado em operações de transplante de plantas
*Enxada – usada para misturar adubos, terra e nas capinações.
*Garfo – coleta de mato e folhagem
*Regadores de diferentes tamanhos permitindo manuseio das crianças
*Sistema de irrigação
*Pá de corte e de concha
*Carrinho de mão
Metodologia

Preparação e análise do solo;
Produção e transplante de mudas;
Escolher a técnica adequada de compostagem e implanta – lá, para reaproveitamento da matéria orgânica da cozinha escolar e produção de adubo, que será utilizada na horta.


Seleção de Hortaliças para Plantio

Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):

a)Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;
b)Hortaliças Frutos – tomate, pepino, abobrinha;
c)Hortaliças Flores - couve flor, brócolis;
d)Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete;
e)Hortaliças Condimentos – cebolinha, salsa.
Manejo da Horta

Serão levadas a efeito no manejo da horta:

*Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
*Retirar plantas invasoras;
*Afofar a terra próxima ás mudas;
*Completar nível de terra em plantas descobertas;
*Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus);

Colheita e Higienização

A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Será realizada a higienização com auxílio das merendeiras.
Consumo

A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes.

Envolvimento Pedagógico

Participação dos alunos

Neste projeto, os alunos poderão atuar como responsáveis pela seleção das espécies a serem cultivadas, pela obtenção de mudas e sementes e pela semeadura, plantio e cuidado com a horta. Eles podem também realizar a colheita, a higienização e o preparo dos alimentos, com a supervisão dos professores.
Participação da diretora
A diretora tem uma participação fundamental nesse projeto, pois será responsável pela supervisão do mesmo, coordenando as decisões tomadas pela equipe pedagógica. Sua participação será importante também na resolução dos problemas que surgirem, realizando o contato com especialistas e outros profissionais que possam colaborar com o projeto.

Participação dos professores e dos funcionários da escola

Os professores podem atuar auxiliando e orientando os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta. Eles podem também elaborar estratégias para tratar dos conteúdos das diferentes áreas no contexto deste projeto.
As merendeiras da escola podem participar da higienização e do preparo dos alimentos, além de auxiliar os alunos a escolher e preparar receitas gostosas que tenham, entre seus ingredientes, os alimentos cultivados na horta.
O professor deve designar tarefas para as crianças durante o trabalho na horta, criando estratégias de ensino para as disciplinas curriculares.

CANTEIRO DE PLANTAS MEDICINAIS



Limpeza da Horta

















HORTA ATUALMENTE (2017)




2 comentários:

Conhecendo a Mata de Araucárias

  A Mata de Araucária, também conhecida como floresta aciculifoliada, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país. Dessa fl...