O projeto, consiste na implantação da construção da Horta Escolar na E.M.E.F Professor Eurico Pinz, com a participação de professores, alunos, funcionários e comunidade, para promover a interação de conhecimento entre todos.
A escola fará um trabalho em que todos os professores farão parte da monitoração do mesmo. A sensibilização dos alunos para o projeto, será feita pelo corpo docente, prevendo-se a exibição de vídeos sobre a importância da alimentação para a saúde, a importância das vitaminas que contém as verduras para a nossa vida alimentar. Tendo como objetivo, proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas, permitindo práticas em equipe, explorando a multiplicidade das formas de aprender e ensinar com a Horta Escolar.
Objetivos:
*Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
*Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais;
*Conhecer técnicas de cultura orgânica;
*Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
*Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
*Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
*Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
*Cooperar em projetos coletivos;
*Buscar informações em diferentes fontes de dados para propor avanços a desenvolvimento de técnicas;
*Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
*Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
*Promover a interdisciplinariedade ;
Materiais necessários
Os materiais básicos definidos para um manejo adequado são:
*Rastel – utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado
*Colher de Jardineiro – utilizado em operações de transplante de plantas
*Enxada – usada para misturar adubos, terra e nas capinações.
*Garfo – coleta de mato e folhagem
*Regadores de diferentes tamanhos permitindo manuseio das crianças
*Sistema de irrigação
*Pá de corte e de concha
*Carrinho de mão
Metodologia
Preparação e análise do solo;
Produção e transplante de mudas;
Escolher a técnica adequada de compostagem e implanta – lá, para reaproveitamento da matéria orgânica da cozinha escolar e produção de adubo, que será utilizada na horta.
Seleção de Hortaliças para Plantio
Classificação segundo o consumo (alguns exemplos):
a)Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;
b)Hortaliças Frutos – tomate, pepino, abobrinha;
c)Hortaliças Flores - couve flor, brócolis;
d)Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete;
e)Hortaliças Condimentos – cebolinha, salsa.
Manejo da Horta
Serão levadas a efeito no manejo da horta:
*Irrigar diariamente observado o melhor horário para sua efetivação;
*Retirar plantas invasoras;
*Afofar a terra próxima ás mudas;
*Completar nível de terra em plantas descobertas;
*Observar fitossanidade da horta (insetos e pragas, fungos, bactérias e vírus);
Colheita e Higienização
A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Será realizada a higienização com auxílio das merendeiras.
Consumo
A colheita após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes.
Envolvimento Pedagógico
Participação dos alunos
Neste projeto, os alunos poderão atuar como responsáveis pela seleção das espécies a serem cultivadas, pela obtenção de mudas e sementes e pela semeadura, plantio e cuidado com a horta. Eles podem também realizar a colheita, a higienização e o preparo dos alimentos, com a supervisão dos professores.
Participação da diretora
A diretora tem uma participação fundamental nesse projeto, pois será responsável pela supervisão do mesmo, coordenando as decisões tomadas pela equipe pedagógica. Sua participação será importante também na resolução dos problemas que surgirem, realizando o contato com especialistas e outros profissionais que possam colaborar com o projeto.
Participação dos professores e dos funcionários da escola
Os professores podem atuar auxiliando e orientando os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta. Eles podem também elaborar estratégias para tratar dos conteúdos das diferentes áreas no contexto deste projeto.
As merendeiras da escola podem participar da higienização e do preparo dos alimentos, além de auxiliar os alunos a escolher e preparar receitas gostosas que tenham, entre seus ingredientes, os alimentos cultivados na horta.
O professor deve designar tarefas para as crianças durante o trabalho na horta, criando estratégias de ensino para as disciplinas curriculares.
CANTEIRO DE PLANTAS MEDICINAIS
Limpeza da Horta
HORTA ATUALMENTE (2017)
Qual a medida do canteiro
ResponderExcluirprojeto incrível, aplicamos um assim no colegio objetivo zona norte sp, os alunos amam
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