segunda-feira, 25 de junho de 2012

URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO


URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO

A subordinação do campo à cidade é uma característica recente de nosso quadro sócio-econômico, que foi resultado do processo da industrialização das pequenas e grandes cidades. Mas a industrialização vai muito além do que a simples instalação de fábricas, é um processo em que a atividade industrial passa a exercer poder sobre a economia de uma sociedade, fazendo com que todas as outras atividades tais como: comércio, agricultura,transportes, pecuária, etc.. tornem-se subordinadas a ela.
Nesse sentindo, é importante analisarmos os pontos positivos da industrialização das cidades ( geração de renda para a cidade, geração de empregos,...) mas pensarmos no lado negativo ( Poluição atmosférica, poluição ambiental, ...).
Com esse estudo e trabalho desenvolvido os alunos conseguiram compreender melhor o meio em que vive , além de analisar e identificar os problemas de sua cidade, assim como a solução para esses problemas para fazer de sua cidade uma Cidade Ideal.

Professora: Juliana Thibes Ribeiro Calais
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia e Pós –Graduada em Ensino de História e Geografia

 Alison Antunes - 7º ano "A"


Alison D. de Souza - 7º ano "A"

Thalia F. Moraes - 7º ano "B"

terça-feira, 19 de junho de 2012

Projeto: 1ª Mostra de Talentos 2012

Projeto: 1ª Mostra de Talentos 2012
 
Quando nos referimos a talentos e valores, nos vem à memória os grandes shows musicais e festivais apresentados no teatro, arte circense, televisão e cinema, envolvendo vários estilos e gêneros onde a arte está inserida. Talvez um mundo tão distante para alguns, mas perto para outros, pois ao analisarmos estas apresentações, imaginamos que possa ser impossível algo tão espetacular ser apresentado por pessoas do nosso convívio, mas que tem talento, capacidade e criatividade também para poder dar um show de esforço e de força de vontade ao apresentar desde uma simples música que quando cantada com o coração, canta e encanta quem a ouve, até qualquer outro tipo de arte que o aluno apresente para poder mostrar que este, está ali e que também sabe fazer algo interessante, que esteja relacionado aos seus ideais e que possa ser reconhecido e valorizado perante a uma sociedade tão seletiva e preconceituosa.
Embasado neste foco é que se percebe a necessidade que os alunos sentem em expressar os seus talentos e mostrar que também são capazes de apresentar o que de melhor existe na cultura do seu cotidiano, influenciada pela grande mídia, mas que estes conseguem analisar e sintetizar de acordo com as suas possibilidades e ajustando estas influências ao seu repertório imagético, transformando em mais um obstáculo a ser superado diante tantas dificuldades.
O projeto, 1ª Mostra de talentos de 2012, que se realizará na escola, no mês de Julho, com o objetivo de valorizar o talento de cada aluno para que estes possam mostrar o que sabem fazer de melhor em relação a dança, teatro, música, versos e poesias, entre tantas outras formas de expressar a sua arte, buscando na união de idéias de toda a turma um trabalho em equipe desenvolvendo assim a socialização e construção de uma nova idéia para a produção de uma apresentação que envolverá toda a sala de aula, respeitando os limites e a capacidade de cada um.
Professora Claudete Tibes Zonta – Disciplina de Arte
Graduada em Artes Visuais – Especialização em Arte Educação

HIP HOP - 8ª série "C"


 Dança 7º ano "D"


Dança 6º ano "C"


A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS


A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NOS DIAS ATUAIS
A língua Inglesa é imprescindível nos dias atuais, pois com a globalização faz com que se torne algo fundamental. O Inglês é a língua internacional, ou seja, a língua dos estudos, viagens, negócios, enfim, a língua de comunicação com todo o mundo.
Sem que possamos perceber convivemos com uma série de palavras em inglês, então ai que podemos perceber a importância e a influência que essa língua exerce sobre nossa cultura. Algumas dessas palavras são: jeans, pendrive, light, lan house, e-mail, notebook, entre tantas outras que sempre estamos usando, não nos damos conta disso.
Já no mercado de trabalho, a Língua Inglesa virou atributo ESSENCIAL para conquistar mais vagas de nível universitário. Você já deve ter ouvido alguém falar: “Perdi a oportunidade, pois não sei Inglês”. Pois é, mesmo que o candidato não vá utilizar o Inglês ou vá utilizar muito pouco em seu novo emprego, somente pelo fato de saber Inglês, já é um diferencial em seu currículo. Algumas pesquisas salariais revelam que o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma é de 30% a mais em relação ao salário de outra que tenha apenas o idioma materno.
Com a Globalização, muitos brasileiros tem ido ao exterior para estudos, negócios e férias. Da mesma forma que muitos estrangeiros têm vindo para o Brasil com as mesmas finalidades. E se pararmos para pensar, nessas horas qual a língua que utilizamos para comunicar-nos com os estrangeiros? A resposta é: O INGLÊS.
Apesar de haver muitos profissionais com o Inglês, a maioria se enquadra no nível básico para o intermediário, portanto ter influência nesta língua ainda é um diferencial bastante competitivo para conseguir postos mais altos. Por isso se você quer entrar no mercado de trabalho e ganhar bem, dedique-se a aprender a Língua Inglesa, ou até mesmo uma outra língua, o Espanhol também esta sendo fundamental, muitos brasileiros estão aprendendo essa língua pelo fato de ser parecida com o português, é importante sabe-la também, mais ainda o Inglês é mais exigida no mundo todo.
Não existem métodos milagrosos, nem escolas excepcionais que lhe tornarão um “expert” em Inglês em pouco tempo. Na realidade é um estudo longo que dependerá apenas de seu esforço e vontade de querer aprender cada vez mais. A dica é utilizar diferentes métodos para estudar outro idioma, como filmes, músicas e livros que sejam de seu interesse, ou seja, algo que você goste e que de prazer em estudar, pois somente em uma sala de aula com livro didático e um professor não é o suficiente para aprender uma língua estrangeira.
Professora Ana Paula Cordeiro – Disciplina de Língua Inglesa
Licenciatura em Letras Trilingue, Especialização em Letras e Artes.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Percussão corporal e objetos alternativos


PERCUSSÃO CORPORAL E OBJETOS ALTERNATIVOS

A música junto com a percussão corporal e objetos alternativos visam a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical, obtendo diferentes sons a partir do corpo e de materiais alternativos, como latas, galões velhos e etc. Utilizando esses diferentes tipos de materiais junto com palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possível conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer um ritmo, uma música. 
Os benefícios que esse aprendizado nos traz são inúmeros, dentre eles, o estímulo da capacidade de memorização e assimilação corporal do ritmo e o desenvolvimento da coordenação motora, da percepção rítmica e melódica, a concentração, permitindo que o aluno desenvolva suas competências e habilidades, enfatiza professora Aline.
Este trabalho foi desenvolvido pela Professora Aline Anton na disciplina de Arte, com os alunos das 8ª séries “A” e “B” da E. E. F. Professor Eurico Pinz do período matutino, com o auxílio da Sala Informatizada.
Professora Aline Tamara Anton - Disciplina de Arte
Cursando Licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia

Alunos pesquisando na Sala Informatizada



Apresentação dos alunos na sala de aula

PROGRAMA VOZES DA ESCOLA


PROGRAMA VOZES DA ESCOLA
Estamos aí pessoal...
Escola Eurico Pinz
Rádio Cidade FM 100.7
Aos sábados das 12:00 às 12:15 hs
PESQUISA X INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO




Ciências - Anelídeos


Ciências - Anelídeos

Anelídeos são animais de corpo cilíndrico e segmentado, vivem em ambientes terrestres e aquáticos, são hermafroditas e possuem fecundação cruzada. Este assunto faz parte do conteúdo do 7º ano do Ensino Fundamental Séries Finais.
Os alunos da E.M.E.F. Professor Eurico Pinz 7º ano “A”, tiveram aula prática sobre os anelídeos. Durante a mesma puderam visualizar minhocas representantes da classe oligoquetas, foram feitas medições de cada animal, observadas estruturas responsáveis pela reprodução, explicados aspectos gerais dos anelídeos como modo de vida, habitat entre outros.
As imagens dos livros e as aulas expositivas não são suficientes para a aprendizagem do aluno, especialmente na disciplina de Ciências. Desta forma, o uso das aulas práticas, ainda que de forma simples, possibilitam ao aluno a visualização do animal em questão, suas estruturas que muitas vezes passam despercebidas, além de assim estimular a curiosidade e a atenção para o assunto estudado, comenta a Professora Janaína.
Professora Janaína Ortiz – Cursando Ciências Biológicas.



Desfile de 7 de Setembro 💙💚💛

 Registros de nossa escola no Desfile Cívico de 7 de Setembro.