sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

HORA DO ESTUDO



Psicopedagoga Marli Faquin está trabalhando com nossos alunos, tanto do período matutino como do vespertino sobre a Hora do Estudo.

Algumas dicas para você:
Não existem regras definitivas e imutáveis sobre como estudar. Cada pessoa tem a sua maneira de ser e o que é bom para um pode não ser para outro. O que nós lhe sugerimos é que você reflita sobre as dicas e veja se elas tem a ver com você.
Na hora de estudar, lembre que o que interessa não é quanto tempo você passa debruçado sobre os livros, mas se você realmente aprende. Por isso, pense no que pode atrapalhar ou melhorar o seu rendimento.


  O ambiente ideal para estudar é silencioso, arejado, bem iluminado. Desligue a televisão e guarde o CD de rock pauleira. Reúna todo o material de que você precisa antes de começar para não haver interrupções. Deixe claro para as pessoas da casa que a sua hora de estudo precisa ser respeitada e você não deve ser interrompido por qualquer motivo.
Escolha uma cadeira confortável e uma mesa com a altura adequada, para que você não precise ficar encurvado. Lembre-se ainda de que a coluna deve ficar bem apoiada na cadeira. Assim você se concentra melhor e ainda cuida da sua postura. Não estude deitado, para não cair no sono.
Quantas horas por dia se deve estudar? Em que horário se deve estudar? Cada pessoa tem um ritmo próprio. Algumas estudam melhor de manhã, outras rendem mais à tarde. Algumas conseguem se concentrar por longos períodos no mesmo assunto. Outras precisam variar os conteúdos, para não perder a concentração.
Descubra qual é o seu ritmo. Você é uma pessoa matutina ou vespertina? Você estuda melhor após as refeições? Qual é seu tempo máximo de concentração?
Não há regra fixa sobre quanto tempo deve durar uma seção de estudo. O melhor é fazer seções mais curtas diariamente do que longas ‘puxadas’ em véspera de prova. Uma boa idéia é a cada hora fazer uma paradinha para relaxar.

Estudar depois de uma feijoada não é uma grande idéia. Evite estudar logo após refeições pesadas, pois a digestão vai deixá-lo sonolento. Mas também não deixe que as seções de estudo perturbem a sua alimentação. Respeite o horário das refeições, pois a fome pode atrapalhar seu rendimento.
Será que é uma boa idéia estudar ouvindo música? Bem, existem músicas e músicas. A instrumental suave não rouba a atenção do estudante. Mas músicas com letra e ritmo agitado podem desconcentrá-lo. O silêncio ajuda, mas não é todo barulho que atrapalha. O ruído da chuva caindo não tira a concentração, pois é contínuo e indefinido.

Uma hora de estudo concentrado pode valer mais que várias horas de estudo dispersivo. Porém, concentrar-se não é muito fácil para algumas pessoas, pois depende de diversos fatores, como o interesse pelo assunto, o estado emocional, o ambiente. Ninguém consegue manter a atenção por longos períodos. Você deve tentar conhecer o seu limite. Adolescentes conseguem se concentrar numa atividade por quase uma hora, em média. Quando você ultrapassa o seu tempo-limite, o rendimento começa a cair muito. O melhor então é fazer uma parada para relaxar.
Quando o volume de matéria é grande, você precisa definir prioridades. Ataque um problema de cada vez. Divida o assunto em partes e dê atenção aos itens mais importantes. Ainda que fique tentado a se deter no que mais gosta ou no que tem maior facilidade, o ideal é você se concentrar mais nos conteúdos que considera mais difíceis.


Fonte:  http://www.aprendebrasil.com.br/estudar_pesquisar/dicas.asp






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desfile de 7 de Setembro 💙💚💛

 Registros de nossa escola no Desfile Cívico de 7 de Setembro.