quarta-feira, 29 de abril de 2015

ÁGUA POTÁVEL

A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%, água subterrânea 0,29%, água doce de lagos 0,009%, água salgada de lagos 0,008%, água misturada no solo 0,005%, rios 0,00009% e vapor d’água na atmosfera 0,0009%.
Diante desses percentuais, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis. Nessa perspectiva, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água.
Professora Fabiane Petry da disciplina de Ciências mostrou aos alunos dos 6º anos a relação da quantidade de água que temos no planeta, e a real quantidade que temos para o consumo, os alunos ficaram chocados ao ver que quase nada de água para o consumo sobrou no copo.


Materiais usados: Garrafa PETI com suco, seringa, copos com medidas.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

VISITA A EXPOSIÇÃO INDÍGENA

Alunos dos 8º anos com o Professor João Cancilier da disciplina de História foram visitar no dia de hoje a exposição indígena, que encontra-se no C.E.M Antonio Porto Burda.


CONSTRUÇÃO DA BÚSSOLA

Professor André Campagnaro interligando a teoria com a prática, trabalhando a construção da Bússola com os alunos do 6º ano "C" e 6º ano "D".
                                                                                        Materiais utilizados:

*Recipiente com água;
*Rolha;
*Imã;
*Agulha.

22 de Abril dia da TERRA

 O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.
Tendo por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
 FONTE:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Terra

sexta-feira, 17 de abril de 2015


DO ÁBACO AO COMPUTADOR

Hoje pudemos presenciar a união do passado e do presente no ensino-aprendizagem, o aluno Lucas que possui dificuldades de aprendizagem conseguindo aprender e se divertir unindo as duas ferramentas. Professora Flávia Bastos Prates com os alunos dos 6º anos "A" e "B" complementando seu conteúdo de Adição e Subtração de números naturais.



HERÓI NACIONAL - TIRADENTES


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Comemoração da Páscoa em nossa Escola

O 9º ano "B" sob a regência da Professora Ana Paula Cordeiro, organizou apresentações sobre o verdadeiro significado da Páscoa, para todas as turmas tanto do período matutino como do vespertino. Parabéns Professora e Alunos pelas belíssimas apresentações.

FELIZ PÁSCOA!!



ALUNOS RECEBENDO LEMBRANCINHA DE PÁSCOA


A História do coelhinho da Páscoa e os Ovos

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.



quarta-feira, 1 de abril de 2015

SEMANA SANTA

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressureição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. 

Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei, mas os mesmos que o receberam com festa o condenaram à morte. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. 

Segunda-Feira Santa
É o segundo dia que vem depois de Domingo de Ramos onde se recorda a prisão de Jesus Cristo.

Terça-Feira Santa
É o terceiro dia da Semana Santa, onde são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. E muito comum também por ser o dia de pentitência no qual os cristãos cumprem promessas de vários tipos ou o dia da memória do encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.

Quarta-Feira Santa
É o quarto dia da Semana Santa. Em algumas igrejas celebra-se neste dia a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.

Quinta-Feira Santa
É neste dia que  Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por trinta moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

Sexta-Feira Santa
É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, e a Adoração da Cruz.

bado Santo ou Sábado de Aleluia
É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exullet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos.

Domingo de Páscoa
É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Semana_Santa

Conhecendo a Mata de Araucárias

  A Mata de Araucária, também conhecida como floresta aciculifoliada, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país. Dessa fl...