quinta-feira, 30 de outubro de 2014

HALLOWEEN...DIA DAS BRUXAS

O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, sendo que não existe ao certo referências precisas de onde surgiram essas celebrações.
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica.
Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra de santos.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "Hallowinas" - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
Mas os estudiosos dizem que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma:
O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).
"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas".
 Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o "Dia das Bruxas".

Símbolo mais conhecido do Halloween:
Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)

A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês.
Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um dia 31 de Outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede.
Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transformasse em uma moeda. O Diabo concorda.
Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.
Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro.
Sem opção, o Diabo concorda.
Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade.
Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore.
O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco.
O diabo promete partir por mais dez anos.
Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça.
O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre, e em seguida tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada.
Sem alternativa, vai para o inferno.
Chegando lá, encontra o diabo, o qual ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada, e como castigo, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.
Devido à esse acontecimento, sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna).
Os nabos na Irlanda eram usados como "lanternas do Jack" originalmente, mas quando os imigrantes vieram para a América, eles descobriram que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos.
Então começaram à utilizar abóboras iluminadas com uma brasa por dentro ao invés de nabos.

Por isso a tradição de se fazer caricaturas em abóboras e iluminá-las por dentro com uma vela na época de Halloween.
Segundo a lenda, quem presta atenção e consegue ver uma pequena luz fraca na noite de 31 de outubro, é porque conseguiu ver a passagem de Jack procurando uma saída do limbo em que está preso.
Fonte: www.alemdaimaginacao.com/Noticias/A Historia do Haloween.

Disciplina: Inglês
Professora Ana Paula Cordeiro

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Alunos e Professores receberam nesta quinta-feira dia 16/10/2014 os certificados da OBA. Parabéns pela participação!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Presente da ANA BELLA pelo dia do PROFESSOR

Nós da E.M.E.F Professor Eurico Pinz queremos agradecer o presente da Ana Bella Saúde e Beleza pela passagem do dia do Professor, obrigado pelo reconhecimento. A vencedora do presente uma manta massageadora e hidratação nas mãos foi a Professora Adriane Beê.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao PROFESSOR.
Fonte: Wikipédia.

E.M.E.F. Professor Eurico Pinz deseja a todos os professores um excelente dia, e que sua carreira como professor seja repleta de conquistas.

CONCURSO CARTAZ DA PAZ

Tema 2014/2015 "Paz, Amor e Compreensão"
O Concurso do Cartaz sobre a Paz foi criado em 1988 pelo Lions Club International para dar aos jovens a oportunidade de expressarem seus sentimentos em relação à paz mundial e compartilharem sua visão do mundo.
Foram 11 cartazes selecionados em nossa escola para a votação interna, o desenho número 06 da aluna Eduarda Rodrigues da turma 7º ano "B" foi o vencedor, seguindo assim para a próxima etapa. Boa Sorte Eduarda!

PREMIAÇÃO:
1) O autor do cartaz vencedor na escola ou instituição receberá Certificado de Honra ao Mérito do Concurso Cartaz da Paz do Lions Clube Fraiburgo Terra da Maçã.
2) Os três classificados pelo Lions Clube Fraiburgo Terra da Maçã receberão Certificado de Classificação do Cartaz da Paz e a seguinte premiação:
1º Lugar - Tablet
2º Lugar - Celular
3º Lugar - Jantar para 3 pessoas
3) Os 05 demais autores dos cartazes na Exposição do Facebook, ganharão um kit de Chocolate da Cacau Show.
4) O professor do aluno premiado ganhará uma bolsa de estudo de Desenho durante dois meses, patrocinada pelo Centro Cultural Egon Frey.
5) As escolas ou instituições da qual fizerem parte os três primeiros colocados, receberão como prêmio um Kit de material para desenho.
6) O Distrito LD8 do Lions Club International premiará os três primeiros colocados:
1º Lugar: Um Tablet
2º Lugar: Um Celular
7) O vencedor do grande prêmio, receberá o prêmio de U$5.000,00 (cinco mil dólares) e acompanhado de dois membros de sua família (sendo um deles um dos pais ou o tutor legal) e o presidente do Lions Clube patrocinador ou um sócio (nomeado pelo presidente do clube) devem comparecer à cerimônia de premiação no Dia do Lions com as Nações Unidas (sujeito a mudança).
8) Os 23 melhores cartazes do mundo ganharão um prêmio de $500 (quinhentos dólares) e terão o seu cartaz na exposição da Convenção do Lions Club International.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Entrega do Prêmio do Concurso Cultural Mês da Educação Física

Hoje tivemos a alegria de receber o representante da loja Total Esportes Sr. Anderson, que veio entregar o prêmio a nossa aluna DANIELE APARECIDA PEREIRA CAMARGO, vencedora do Ensino Fundamental II da melhor resposta do concurso, recebeu um lindo tênis da Nike escolhido por ela.






Filme: "Deus não está Morto"

Um filme envolvente, relacionado com um arrogante professor de filosofia que diz que: "Deus está morto", e quer que seus alunos assim creiam, mas encontra um aluno que reafirma sua fé, e assim o professor o desafia a comprovar a existência de Deus. Uma batalha entre dois homens que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista, até se afastar das pessoas mais importantes para eles. Essa é uma das histórias que acontece neste filme!
Alunos do 9º ano "A" assistiram e refletiram sobre a mensagem do filme, após fizeram um trabalho com as seguintes questões: 
*Relate quantas histórias havia no filme; 
*Qual das histórias você mais se identificou e por quê?; 
*Que tipo de ensinamento ou aprendizado você adquiriu com o filme?; 
*Faça uma síntese do filme;
*Dê seu ponto de vista. 
Os alunos também retrataram o filme em forma de desenho.


Disciplina: Língua Portuguesa.
Professora: Patrícia Guedes.

Conhecendo a Mata de Araucárias

  A Mata de Araucária, também conhecida como floresta aciculifoliada, é um tipo de vegetação que encontramos na região Sul do país. Dessa fl...