segunda-feira, 5 de abril de 2010

Salas Tecnológicas: um auxílio a aprendizagem e a educação

Na Escola Professor Eurico Pinz, já tem uma sala de informática, esta sala não é a do PROINFO, e sim através de uma parceria entre a escola, secretaria de educação e parceiros da escola, está sala tem por finalidade ajudar e auxiliar os alunos no processo de aprendizagem, onde os alunos podem usá-la com auxílio de uma professor que trabalha 40 horas semanal para atende – los.
Com isto é possível verificar que muitos alunos tenham melhorado seu desempenho na escola com ajuda da informática, sem contar que o acesso a internet colocam os alunos a par de assuntos que muitos não teriam e se tivessem demorariam muito tempo para ver estas informações. O livro Didático em que o aluno estuda é um material rico em informação, mas o computador ligado a rede torna-se o maior aliado de um aluno na informação e com isto busca-se o desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno. Selecionam-se conteúdos que melhor atendam às necessidades de uma comunidade virtual que está em constante processo de aprendizagem.
Com a utilização da informática na educação, com a disseminação do uso da Internet, a aula tradicional passa a ser um espaço virtual de construção de conhecimento; e o que antes poderia ser um aprendizado solitário, individual, pode transformar-se em algo como inteligência coletiva característica de uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa, criando uma nova concepção de ensino e de aprendizagem.
É a escola do futuro na qual alunos e professores podem cooperar para que uns e outros avancem no seu conhecimento. Caem as fronteiras das salas de aulas e os limites de determinação de horário. Mudanças aceleradas transformam o mundo tornando as verdades cada vez mais provisórias. E assim o aluno estará se preparando para um mundo de oportunidades e com objetivos de ter seu espaço no campo de trabalho.
Outro ponto que a atividade pede é sobre as salas do PROINFO, desde o ano de 2009, a secretaria de educação entrou em contato com o MEC, onde foi disponibilizada uma salas do programa para a escola Professor Eurico Pinz, com isto nesta escola teremos duas salas de informática. Uma do programa federal que é o PROINFO, e a outra que já esta em funcionamento. Depois de estarem em pleno funcionamento a idéia é fazer com as duas salas funcionem para atendimento com os alunos e também para a comunidade pais e familiares dos alunos da escola, para que a família também faça parte desta inovação e deste recurso de pesquisa e estudo.
Muitos pais de alunos estudam e precisam de lugares para pesquisar e estudar e o interesse é este que os país façam uso destas salas em beneficio de sua melhoria cultural. Pois a escola faz parte da comunidade e côo desde o inicio deste curso é fazer com que escola e comunidade trabalhem em conjunto para melhorar a educação dos alunos e uma formação mais qualificada.
Roberto Rivelino Lemos
Licenciado em Educação Física
Gestor desta Unidade Escolar

Opiniões de professores e alunos sobre as TIC'S:
“Atualmente vemos um grande consenso público acerca do uso das novas tecnologias na educação. Muitas vezes nem sabemos do que estamos a falar e acabamos entrando na onda de opinião geral. Na verdade, é preciso ter consciência da verdadeira utilidade prática e funcional que as novas ferramentas tecnológicas colocam nas mãos dos educadores. E, talvez, mais importante ainda, é sabermos o impacto de formação e de aprendizagem que tais novos usos fomentam ou desenvolvem em quem aprende ou estuda.
Dessa forma, talvez o argumento mais pertinente no sentido de combinar melhor TIC's e educação seja o da inclusão digital. Muitas vezes, entendemos por inclusão digital programas que apenas apresentam as TICs à população, em geral através de cursos mínimos, sem condições de garantir aprendizagem adequada. A inclusão digital verdadeiramente promissora são aplicadas em ambientes educacionais corretos, como as escola, tendo em vista que, as TIC's não apenas facilitam acessos e interatividades, mas são expressões próprias dessas habilidades. Daí a importância de envolver as TIC's em ambientes educacionais, não apenas para que estes se tornem tecnologicamente corretos, mas também para que as plataformas tecnológicas signifiquem novas oportunidades de aprender e construir a partir de então seu próprio conhecimento.
As TIC's hoje devem fazer parte do direito de todos de aprender bem e permanentemente. Assim na educação, permitem uma compreensão profunda do mundo em que vivemos, enriquecendo o conhecimento.
Enfim, a formação e a atuação de professores para o uso das tecnologias na educação é um processo que estabelece relações entre o domínio dos recursos tecnológicos com a ação pedagógica e os conhecimentos teóricos necessários para refletir, compreender e transformar esta ação. Se bem compreendida, a tecnologia é uma ótima ferramenta para enriquecer aulas e desenvolver habilidades.”
Profª Sirlei de F. C. dos Passos/Responsável pela S.I. da Unidade Escolar

“Penso que é muito importante as TIC's se usada com inteligência e para desalienar os aprendentes. Entenda-se por aprendentes todos e todas (educadores, educandos, merendeiras, agentes de serviços gerais, etc) que de fato fazem diariamente a educação acontecer. O grande desafio na educação é como priorizar as TIC's nas escolas. As TIC's precisam ser universalizadas, deixarem de existir numa sala para existirem em todas.”
Prof João Ademir Cancilier/Disciplina de História

“A tecnologia tem um papel fundamental na articulação da educação, na troca de experiências e na construção de saberes, que muitas vezes podem ser ministrados à distância, porém na realidade muitas escolas não exploram todo potencial que a tecnologia oferece. É preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho.
O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho, fazendo com que o aluno se interesse pela aula e interaja na construção do conhecimento.”
Profª Samanda Gomes Frozza/Diretora Adjunta da Unidade Escolar/Disciplina de Matemática

“Um exemplo da importância das TIC's na educação é a possibilidade de uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e, um melhor ensino dos professores quando ocorre por exemplo quadros interativos.
Graças as novas tecnologias foi possível encurtar distâncias, bem como criar novos empregos. A internet veio possibilitar a interação entre as pessoas e a criação de comunidades virtuais, produção de conteúdos e a partilha de conhecimento através de sites, blogs, etc.”
Profª Janete Apª de Souza Ribeiro/Disciplina de Artes

“A Sala Informatizada é um recurso indispensável para nós professores, temos uma escola organizada com uma equipe de trabalho em busca dos mesmos objetivos, e isso é relevante para que possamos ter qualidade no ensino. Não temos uma escola que possuiu todos os recursos pedagógicos para aprendizagem, mas podemos dizer que temos recursos e competentes profissionais para fazer com que os alunos construam seu conhecimento com satisfação e eficiência”.
Professora Donizete Aparecida Meireles/Disciplina de Língua Portuguesa

“Para mim a Sala Informatizada é como se fosse o cérebro da escola, pois com a orientação dos professores ela nos oferece quase todas as informações completas e detalhadas. Além de estarmos antenados a tudo o que acontece, na minha opinião é mais fácil aprender navegando e passar para o caderno aquilo que entendemos do que meramente copiar tudo do quadro-de-giz. Também é sempre bom chegar na Sala informatizada e ser recebido com um belo sorriso da Profª Sirlei, eu penso que isso motiva o aluno a querer vir para a escola e se dedicar mais, sendo na Sala Informatizada ou até mesmo na sala de aula normal.” Aluna Suellen Caetano Ferreira, 7ª série “E”

“Bom, é ótimo ter tecnologia na escola, começando pela Sala informatizada, pois é um jeito diferente de estudar, isto nos motiva e incentiva os estudos. A internet nos traz uma série de informações atualizadas para pesquisas, o que contribui para nosso aprendizado.” Aluno Daniel Miguel, 7ª série “E”.

“A sala informatizada é importante em primeiro lugar para nosso aprendizado, além de aprender mais, temos informações de outros lugares e de outras pessoas”. Aluno Jackson Gomes da Silva, 6ª série “B”.

“A Sala Informatizada é muito importante para nós alunos, pois com o auxílio do computador, internet e professores temos informações atualizadas e abundantes sobre uma imensidão de assuntos , que muitas vezes não encontramos em livros ou caso encontramos as mesmas já estão ultrapassadas”. Aluna Caroline Vaz, 7ª “B”.

“Na Sala Informatizada as atividades são realizadas com muito entusiasmo, tanto pelos alunos como também pelos professores, o ambiente e confortável e educativo”. Maria Ingrid Riegert de Almeida, 7ª série “B”.

“A Sala Informatizada é dar mais informação ao aluno, assim o mesmo fica atualizado, tornando mais fácil a construção do conhecimento, desenvolvendo também a sua capacidade de comunicação”. Aluna Tainara Meirelles, 8ª série “A”.

“Foi uma evolução na escola a criação da Sala Informatizada, pois podemos aprender através da Mundo Virtual, ficando assim mais motivados a aprender”. Aluno Richard O. dos Santos, 8ª série “A”.




“Uma opção para o aprendizado - pesquisas, ótima idéia a implantação e o funcionamento da Sala Informatizada em nossa escola”. Alunas Ayala dos Santos e Fabiele de Matos, 8ª série “C”.


Desfile de 7 de Setembro 💙💚💛

 Registros de nossa escola no Desfile Cívico de 7 de Setembro.